Vale do Paraíba registra aumento nos furtos e roubos de veículos

Dados referentes ao primeiro semestre do ano foram publicados pela Secretaria de Segurança Pública

05 08 2022   |   Por Jornalismo  |   10:51
Foto: Divulgação/ PM
Vale do Paraíba registra aumento nos furtos e roubos de veículos
Vale do Paraíba registra aumento nos furtos e roubos de veículos

O Vale do Paraíba registrou o aumento nos roubos e furtos de veículos no primeiro semestre de 2022. O número teve uma alta de 17,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram 431 carros roubados e 1.295 furtados, totalizando 1.726 veículos subtraídos pela criminalidade. O número teve um total de 257 a mais do que no ano passado.

 

Outro dado preocupante é a queda na recuperação desses veículos. Foram 582 recuperações esse ano, contra 663 em 2021, representando uma queda de 12,2%.

Segundo o especialista em segurança pública, o coronel reformado da Polícia Militar, José Vicente, o baixo índice de recuperação desses carros mostra que a criminalidade está utilizando os veículos para atividades paralelas.

 

“Nesse primeiro semestre nós tivemos quase 33% dos veículos abandonados depois de furtados e roubados. Os outros 66% são veículos que desaparecem, eles entram no buraco negro do crime organizado onde os criminosos, de alguma maneira, vão comercializar esses veículos”, afirma José Vicente.

 

Na avaliação do coronel, é preciso um trabalho mais forte de investigação, para coibir esses delitos na região metropolitana do Vale do Paraíba.

 

“Um detalhe importante é que nós temos mais furtos do que roubos (...) Um reflexo desse aumento pode ser uma deficiência do sistema de investigação da Polícia Civil. É ela que tem que verificar, através de serviços de sistema de inteligência e investigação. Esse é um problema que tem que ser verificado”, completou.

 

Dentre as cidades do Vale, Taubaté se destaca negativamente, com crescimento de mais de 56% nos roubos e furtos de veículos. Foram 270 ocorrências neste primeiro semestre contra 172 nos primeiros 6 meses de 2021.

 

Procurada pela reportagem da Band Vale, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que as ações de patrulhamento na região são reorientadas e intensificadas constantemente de acordo com as dinâmicas criminais.

 

A SSP também justificou que os furtos de veículos desse ano, em comparação com 2019, tiveram queda de 38%.

 

Fonte: BandVale

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.