Prefeitura de Aparecida autoriza entrada de ônibus de turismo na cidade após a Festa da Padroeira

Cidade manteve restrição para o 12 de outubro e liberou a entrada dos ônibus a partir desta quinta (15). Foram seis meses com restrição aos ônibus de romarias.

15 OUT 2020   |   Por Jornalismo  |   09:03
Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Prefeitura de Aparecida autoriza entrada de ônibus de turismo na cidade após a Festa da Padroeira
Cerca de 30 mil féis visitaram o Santuário Nacional de Aparecida no 12 de outubro

A Prefeitura de Aparecida liberou a entrada de ônibus de turismo e ampliou a permissão de capacidade de público nas missas no Santuário Nacional. As medidas foram publicadas em decreto nesta terça-feira (13) após as celebrações do 12 de outubro, quando cerca de 30 mil visitaram a Basílica de Aparecida.

A cidade, que recebe muitos ônibus de romarias para visitas ao templo dedicado a Nossa Senhora Aparecida, estava com o acesso de ônibus de turismo proibido desde o fim de março. A liberação vale a partir de quinta-feira (15).

 

A medida era uma forma de controlar o fluxo de turismo e evitar a disseminação de coronavírus. Segundo a gestão, as medidas foram adotadas após o avanço da região para a fase verde do Plano São Paulo.

 

Romarias

 

As romarias de ônibus eram presença tradicional no 12 de outubro, que reúne devotos de todo o Brasil no templo dedicado à Santa, mas este ano não puderam ser realizadas por causa da pandemia de coronavírus.

 

Além da restrição aos ônibus, a pandemia fez com que a Igreja alterasse a programação da Festa da Padroeira, que não teve missas presenciais ao fiéis.

 

Mesmo assim, o Santuário Nacional de Aparecida registrou a visita de 30.458 mil fiéis no 12 de outubro. Em 2019, o número registrado foi de 162 mil romeiros.

 

Com o novo decreto, a prefeitura também ampliou para 50% a capacidade de público nas celebrações. A basílica comporta público de 35 mil pessoas.

 

Apesar disso, o Santuário informou que não fará alteração dentro da Basílica. Manterá as mil pessoas por ora, sendo reavaliada a necessidade de ampliação conforme o fluxo. A mudança é que as missas antes campais, passarão para o Centro de Eventos.

 

Após o 12 de outubro, o Santuário voltou a realizar as missas presenciais ao longo do dia. Além disso, o protocolo se mantém, com controle de pessoas para visitação à imagem da Santa e aferição de temperatura, por exemplo.

 

Turismo

 

A prefeitura também ampliou para 60% a capacidade de público para atividades de turismo como museu e aquário. Os bondinhos podem funcionar com capacidade máxima de quatro pessoas, desde que da mesma família.

 

Hotéis, pousadas e similares podem hospedar até 60% da sua capacidade, além da liberação das piscinas.

 

Fonte: G1

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.