Justiça concede liminar e suspende eleições de atletas no COB; atleta cruzeirense é uma das candidatas

21 08 2020   |   Por Jornalismo  |   09:56
Foto: Reprodução
Justiça concede liminar e suspende eleições de atletas no COB; atleta cruzeirense é uma das candidatas
Justiça concede liminar e suspende eleições de atletas no COB

A 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro acatou um pedido da Confederação Nacional Brasileira de Skate (CBSk) nesta quinta-feira (20) e concedeu uma liminar que suspende a eleição da Comissão de Atletas do COB (CACOB). Ao todo, 64 atletas são candidatos, entre eles, a cruzeirense Adriana Aparecida da Silva, que participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio, em 2016.

 As eleições estavam marcadas para ocorrer na semana que vem, de segunda (24) a sexta (28). Para a confederação de skate, a disputa deveria ocorrer somente no ano que vem.

"Nosso pleito continua sendo o mesmo divulgado em carta aberta e publicada em 29 de julho. Entendemos que o Brasil deve seguir o caminho adotado pelos Comitês Olímpico e Paralímpico internacionais, que estenderam o mandato de suas Comissões de Atletas e realizarão as eleições após os Jogos de Tóquio no ano que vem", comentou a entidade, em nota.

De acordo com o estatuto do COB, as eleições devem acontecer sempre durante os Jogos Olímpicos de Verão (logo, durante a Olimpíada de Tóquio), ao mesmo tempo em que define que ela deve ocorrer a cada quatro anos. A última ocorreu em 2016, no Rio de Janeiro.

O estatuto ainda prevê que têm direito a voto e a ser votado os atletas que foram às duas edições anteriores e os da atual edição. Se a eleição acontecer agora essa geração de atletas não poderá votar, beneficiando atletas mais velhos.

A categoria de skatistas seria ainda mais prejudicada, pois a modalidade estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Assim, com a eleição agora, nenhum skatista poderá votar ou ser votado.  A liminar que suspendeu o pleito foi concedida pelo juiz Daniel Schiavoni Miller.

"Conquanto haja previsão de que a eleição da CACOB deva ocorrer a cada quatro anos, também está consagrada nas normas a época de realização, coincidente com o ciclo olímpico, o que tem em vista princípios de alta envergadura, cuja efetividade seria negada, resultando em que a participação de todos os atletas, nos termos regulamentares, seria postergada por tempo superior à eventual e excepcional distensão dos mandatos em curso", apontou.

Atleta cruzeirense

A cruzeirense Adriana Aparecida da Silva concorre na modalidade atletismo. “Me coloco a disposição para estar representando os atletas olímpicos e juntos construir caminhos para a melhoria do esporte”, escreveu a atleta nas redes sociais.

Os objetivos da Comissão de Atletas são estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre o Movimento Olímpico. Além disso, a comissão busca representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos, incentivar a presença feminina no esporte e apoiar o desenvolvimentos da educação dos jovens por meio do esporte.

Reportagem: Fernanda Prado

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.


RC PLAy