Prefeitura de Cruzeiro e representantes do comércio definem regras para retomada das atividades na segunda-feira

Retomada gradual das atividades deve ser com horários alternativos.

29 MAI 2020   |   Por Jornalismo  |   17:46
Foto: Reprodução

O Prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, participou de uma reunião na tarde desta sexta-feira (29) com entidades do comércio para estabelecer as regras de retomada gradual das atividades econômicas no dia 1° de junho. O decreto com as regras deve ser publicado no início da noite.

A flexibilização da quarentena é uma medida anunciada pelo Governador de São Paulo, João Doria na última quarta-feira. De acordo com o plano estadual, as regiões devem ser divididas por cores, de acordo com critérios da Secretaria de Saúde do estado e do Comitê de Contingência do Coronavírus.

A cidade de Cruzeiro foi classificada como em fase de controle (laranja), ou seja, pode reabrir atividades como imobiliárias, escritórios, concessionárias e comércio. O decreto estadual também diz que as flexibilizações devem ser feitas pelos governos municipais.

O plano de retomada criado pela Prefeitura de Cruzeiro junto com as entidades do comércio prevê o funcionamento das atividades em diferentes horários de segunda a sexta-feira. Confira:

·         8h às 17h – Imobiliárias, concessionárias, escritórios.

·         9h às 18h – Lojas com espaço de até 300 m2

·         10h às 19h – Lojas com espaço maior que 300 m2

 “Evitar realmente aglomeração das pessoas que vem trabalhar, em pontos de ônibus, no transporte”, disse o Prefeito Thales Gabriel ao explicar a medida.

Os estabelecimentos liberados a funcionar nesta fase devem ainda respeitar critérios como capacidade limitada de pessoas (clientes e funcionários), uso de álcool em gel e de máscara. Aos sábados, o comércio só está liberado a funcionar no sistema delivery.

O prefeito destacou que nesta fase é importante manter todos os cuidados e preservar os leitos de clínica médica e UTI para evitar um retrocesso nas fases determinadas pelo Governo de São Paulo.

“O fundamental que as pessoas tenham consciência que o comércio será reaberto gradativamente, mas que a gente deve continuar em casa se puder. Se você consegue ficar em casa, consegue comprar pelo delivery, é o ideal. O grupo de risco não deve sair. Só sair para o necessário”, disse o prefeito.

Transporte Público

De acordo com o Prefeito Thales Gabriel a empresa já foi notificada e todas as linhas de ônibus devem ser retomadas. O transporte alternativo também deve complementar o serviço na cidade.

Zona Azul

O estacionamento rotativo deve ser retomado na cidade no próximo dia 08 de junho, afirmou o prefeito.

Reportagem: Fernanda Prado

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.