Cruzeiro inicia campanha contra HIV e sífilis na próxima semana

29 NOV 2019   |   Por Jornalismo  |   11:44
Foto: Reprodução EBC
Cruzeiro inicia campanha contra HIV e sífilis na próxima semana
Cruzeiro anuncia campanha contra DST; “Fique Sabendo” tem início na próxima semana

A secretaria de Saúde de Cruzeiro participa na próxima semana da 12ª Campanha Estadual de Testagem “Fique Sabendo”. A ação tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do HIV e da sífilis.

Os testes podem ser feitos entre os dias 2 e 6 de dezembro em todos os postos de saúde da cidade. No próximo dia 7, a ação será realizada na praça 9 de Julho, das 8h às 13h.

O teste é rápido, feito por meio da punção digital na ponta do dedo, com resultado em até trinta minutos. Para a realização do exame é necessário apresentar um documento com foto para emissão do laudo com o nome do paciente.

O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, que ataca o sistema imunológico. Estima-se que 866 mil pessoas vivam com o vírus no Brasil.

Já a sífilis é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) causada por uma bactéria. Ela é curável, mas quando não tratada, pode trazer sérios danos, inclusive à morte. De acordo com as ONU (Organizações das Nações Unidas), são 119,8 mil pessoas convivendo com a doença no país.

Tanto a presença do HIV quanto a contaminação por sífilis acarretam em graves consequências para o organismo. A realização do teste é considerado de extrema importância, sendo rápido e gratuito.


Fonte: Jornal Atos

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.