Saab apresenta primeiro Gripen E para o comandante da FAB

Aeronave iniciará fase de ensaios em voo na Suécia e deve vir para o Brasil em 2020

11 09 2019   |   Por Jornalismo  |   09:31
Foto: Divulgação
Saab apresenta primeiro Gripen E para o comandante da FAB
Saab apresenta primeiro Gripen E para o comandante da FAB

Há 15 dias da primeira decolagem e antes dos ensaios em voo, o primeiro Gripen E brasileiro foi entregue pela Saab, nesta terça-feira, ao comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, em uma cerimônia em Linköping, na Suécia.

Inicialmente, os ensaios em voo serão feitos na Suécia e, até o final de 2020, a aeronave irá para o Brasil para dar continuidade à campanha de testes no país. Em 2021, será iniciada a entrega definitiva à FAB. No país, a aeronave terá o nome de F-39.

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do embaixador do Brasil na Suécia, Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, e do presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe, além de autoridades militares e civis.

“O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que garante transferência de tecnologia para o Brasil, fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”, disse Azevedo e Silva.

As aeronaves brasileiras Gripen são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. A integração faz parte da transferência de tecnologia e visa capacitar os técnicos a montarem a aeronave no país.

A partir de 2021, a montagem completa de 15 caças será feita no Brasil, em parceria com a Embraer e outras empresas nacionais.

O Brasil comprou 36 caças em um contrato de 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 16,8 bilhões). A primeira entrega está prevista para 2021 e as demais até 2026.


Fonte: OVale

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.