Taubaté autoriza operação de serviços de bicicletas e patinetes compartilhados

Estimativa é que a modalidade comece a operar no início de 2020.

10 09 2019   |   Por Jornalismo  |   09:48
Foto: Fábio Tito/G1
Taubaté autoriza operação de serviços de bicicletas e patinetes compartilhados
Taubaté autoriza operação de serviços de bicicletas e patinetes compartilhados

A Prefeitura de Taubaté (SP) publicou um decreto que autoriza serviços de bicicletas e patinetes compartilhados na cidade. A estimativa é que a modalidade comece a operar no início de 2020.

De acordo com a publicação, de sexta-feira (6), a intenção é incentivar a utilização segura dos veículos para deslocamento e lazer. O sistema de compartilhamento deve priorizar pontos de maior movimentação do transporte público e locais próximos às ciclovias já existentes.

A utilização dos veículos será permitida somente em vias, ciclovias e ciclofaixas com velocidade máxima de 20km/h. No caso dos patinetes, os condutores terão que respeitar as regras Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do código de trânsito brasileiro.

A empresa que for operar o sistema vai ter que pagar 5% do valor total das viagens para a prefeitura. A receita obtida vai para o sistema de mobilidade urbana do município.

O próximo passo para implementar o serviço no município é a abertura de um edital de chamamento das empresas interessadas.

Outras cidades

Caraguatatuba também está no processo para implementar o serviço. A cidade abriu no final de agosto um edital para atrair empresas interessas, mas ainda não publicou decreto para definir os termos da operação do serviço no município.



Fonte: G1

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.