“Queimada Urbana” é o tema de mais um episódio da Roda de Conversa da RC Vale

24 08 2019   |   Por Jornalismo  |   15:12
Foto: Reprodução
“Queimada Urbana” é o tema de mais um episódio da Roda de Conversa da RC Vale
“Queimada Urbana” é o tema de mais um episódio da Roda de Conversa da RC Vale

Nos últimos dias, as manchetes sobre queimadas no Brasil tomaram conta dos noticiários nacionais e internacionais. Os focos de queimada na Amazônia são os que mais preocupam. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os incêndios aumentaram 82% no Brasil em relação ao mesmo período de 2018 e o número de focos registrados de janeiro a agosto já é o maior em 7 anos.

Ainda de acordo com o Inpe, apesar do aumento, ao considerar a série histórica iniciada em 1998, os dados mostram que as queimadas atingiram um pico em 2000 e os números atuais não representam recordes históricos.

Por outro lado, é importante ressaltar que as queimadas são uma realidade em todas as cidades brasileiras e aumentam nesta época do ano devido ao tempo seco. Na cidade de Cruzeiro, por exemplo, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, neste ano até o momento já foram registrados 50 focos de queimadas, deste número, 20 foram de denúncias realizadas após às 17 horas e 4 aos finais de semana. A secretaria ressalta que este número pode ser ainda maior, já que estes são somente os recebidos pela denúncia e os alcançados pela rotina de fiscalização.

A secretaria acrescenta que orienta os munícipes a respeito da proibição da queimada instituída por lei municipal, assim como os malefícios que ela produz. Para tentar barrar esta prática criminosa, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou um canal de denúncia via Whatsapp no número (12) 93500-0790. Até o dia 16 de agosto haviam sido aplicadas 10 multas.

Para esclarecer sobre o novo canal de denúncias, a rotina de fiscalização e os malefícios causados pelas queimadas, nós convidamos para participar da “Roda de Conversa da RC Vale” a secretária de meio ambiente Olivia Mendes Leal Costa e o fiscal Rodrigo Augusto Melo.

Para conferir o debate sobre o tema, acesse o link abaixo:

https://soundcloud.com/rc-vale/roda-de-conversa-rc-vale-queimadas

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.