Campinas resiste até quinto set, mas Taubaté cresce no fim e avança à final do Paulista de vôlei

Grande partida no Ginásio do Taquaral decide o adversário do Sesi na decisão do título estadual

09 OUT 2018   |   Por Jornalismo  |   10:07
Foto: Rafinha Oliveira / EMS Taubaté Funvic
Campinas resiste até quinto set, mas Taubaté cresce no fim e avança à final do Paulista de vôlei
Taubaté comemora vitória sobre Campinas no Ginásio do Taquaral

Um grande jogo de aproximadamente três horas de duração nesta segunda-feira à noite, no Ginásio do Taquaral, decidiu quem desafiará o Sesi na disputa pelo título do Campeonato Paulista masculino de vôlei. Vencedor da primeira partida, no Vale do Paraíba, Taubaté repetiu a dose na casa do Campinas e, com muita dificuldade, fechou a segunda semifinal do estadual em 3 sets a 2, parciais de 25-17, 26-24, 18-15, 23-25 e 15-12.

O equilíbrio entre as duas equipes rendeu um espetáculo a quem foi ao Taquaral. Taubaté foi superior nos primeiros sets e abriu 2 a 0 no placar, mas foi dominado por Campinas nas parciais seguintes. O time da casa empatou graças a uma atuação consistente, coletiva e individualmente, mas, na última parcial, sucumbiu à força do adversário.


Atual tetracampeão estadual, Taubaté encara o Sesi na próxima quinta-feira, às 21h, no Vale do Paraíba. A segunda partida acontece na segunda-feira, às 21h30, na Vila Leopoldina – ambas com transmissão do SporTV. Campinas, por sua vez, encerra a campanha na semifinal e começa a preparação para a Superliga. A estreia no principal campeonato do país é no dia 24, no Taquaral, contra o Cruzeiro.


O jogo


Taubaté se impôs logo de cara no Ginásio do Taquaral e assumiu o controle da partida de imediato. Aos poucos, aumentou sua vantagem sobre Campinas, que cometeu erros em momentos cruciais do confronto. A vitória ficou mais clara a partir da metade do primeiro set, quando a equipe visitante abriu 15 a 11 no placar e administrou a dianteira até fechar a parcial em 25 a 17, após bloqueio na saída de rede.


O segundo set foi bem mais disputado. Campinas mostrou reação desde o começo e passou à frente no 14 a 13 após toque de rede do bloqueio adversário. Taubaté virou o confronto na parada técnica, ao fazer 17 a 16, mas o equilíbrio se manteve até o fim. Após troca de pontos até o 24 a 24, a equipe visitante fechou a conta em bloqueio de Douglas Souza.


O que caminhava para um 3 a 0 não se concretizou graças à recuperação do Campinas, que praticou o melhor vôlei do confronto no terceiro set. O time de Horacio Dileo saiu na frente, abriu vantagem desde o começo e se manteve à frente do placar até o fim. Chegou a ter 16 a 12, depois 18 a 13 e chegou ao auge em ace de Vaccari, que marcou 23 a 15. Taubaté esboçou uma reação, mas a equipe da casa fechou a parcial em 25 a 18.


As duas equipes mantiveram o nível alto no quarto set. Taubaté largou na frente, mas sem conseguir abrir distância de Campinas, que se destacava a partir das viradas de bola. Vaccari, inspirado, carregou os ataques dos donos da casa durante toda a disputa até que o time deslanchasse na reta final. Lucarelli e Aboula elevaram o patamar do Taubaté na hora decisiva, mas Vaccari matou o confronto em 25 a 23.


Por tudo que estava em jogo, o quinto set foi cheio de tensão dos dois lados. As equipes trocaram pontos até a metade da parcial, até que Taubaté criou gordura. Um ponto polêmico, primeiramente dado ao Campinas, mas depois invalidado pela arbitragem, deixou o confronto mais nervoso. Os visitantes fecharam a partida em 15 a 12 graças a um bloqueio na entrada de rede.


Fonte: G1/GE

















Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.


RC PLAy